DOUTRINA ESPÍRITA

DOUTRINA ESPÍRITA: O princípio inteligente é independente da matéria. A alma individual preexiste e sobrevive ao corpo. O mesmo ponto de partida para todas as almas, sem exceção. Todas são criadas simples e ignorantes e são submetidas ao progresso indefinido. Nenhuma criatura é privilegiada ou favorecida mais do que outras. Os chamados anjos são seres chegados à perfeição depois de terem passado, como as outras criaturas, por todos os graus da inferioridade. As almas, ou espíritos, progridem mais rapidamente ou menos rapidamente, de acordo com o livre arbítrio, ou seja, de acordo com a boa ou má vontade em passar pelas provas necessárias ao aperfeiçoamento. A vida espiritual é a vida real; a vida coirpórea é uma fase temporária da vida do espírito, durante a qual ele usa, temporariamente, um corpo físico, do qual se despoja após a morte.
O espírito progride no estado corpóreo e no estado espiritual. O estado corpóreo é necessário ao espírito, até que ele atinja um certo grau de perfeição. Através das necessidades da vida corporal, ele adquire e desenvolve conhecimentos e práticas. Ele encarna tantas vezes sejam necessárias para alcançar o progresso espiritual e moral. Quando adquiriu todo conhecimento que pode adquirir no mundo, segue em busca de mundos mais avançados, intelectual e moralmente, cada vez menos materiais e, assim continuamente, até a perfeição, destino de toda criatura de Deus.
O estado feliz ou infeliz dos espíritos é inerente ao seu adiantamento moral. As punições estaõ em relação direta com o mal que podem praticar, portanto, punem a si mesmos. Mas a porta do arrependimento jamais lhe é fechada e podem retornar ao caminho do bem e chegar, com o tempo, ao progresso.
As crianças que morrem em tenra idade já viveram em existências anteriores, onde puderam fazer o bem ou cometer más ações. A morte não as livra das provas pelas quais devem passar e recomeçam uma nova existência na Terra, após um tempo na espiritualidade.
A alma daqueles que apresentam graves constrangimentos mentais, é da mesma natureza de qualquer encarnado. Frequentemente são espíritos que abusaram da inteligência em existências anteriores, prejudicando os semelhantes. Desta forma, aceitam voluntariamente encarnar em um corpo, cujo cérebro lesado impede a comunicação com os semelhantes, para expiarem o mal que cometeram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário